Doxiproct é um anti-hemorroidário utilizado no tratamento das hemorróidas com diagnóstico médico prévio.
Doxiproct contém como substâncias ativas o dobesilato de cálcio e o cloridrato de lidocaína. O dobesilato de cálcio actua nas paredes capilares regulando as funções fisiológicas alteradas – permeabilidade aumentada e estabilidade reduzida – e nos vários sintomas de inflamação. Tem também um efeito anti-trombótico. O cloridrato de lidocaína é um anestésico local, adicionado para reduzir a dor. Doxiproct reduz a inflamação, a hemorragia e a secreção de fluídos, garantindo o rápido alívio dos sintomas de inflamação anal, tais como dor, comichão, sensação de queimadura ou pressão. Doxiproct está indicado em adultos e crianças com mais de 14 anos.
Doxiproct é uma pomada rectal. Utilize sempre Doxiproct exactamente como indicado. Em caso de hemorróidas internas a pomada deve ser aplicada 2 vezes ao dia, de manhã e á noite. No caso de hemorróidas externas e prurido anal deverá ser aplicada uma fina camada de Doxiproct várias vezes ao dia. Modo de aplicação no caso de hemorróidas internas: A cânula incluída deve ser adaptada à bisnaga. A cânula deve ser introduzida no recto – tão profundamente quanto possível – e puxada ao mesmo tempo que se comprime a bisnaga. De modo a reduzir o desconforto causado pela introdução da cânula, poderá aplicar um pouco de pomada no ânus, antes da utilização. Nestes casos a bisnaga é suficiente para 8 a 10 aplicações.
Não altere a dosagem indicada ou recomendada pelo seu médico. Se possível, Doxiproct deverá ser sempre utilizado após defecação e após lavagem cuidada da área com água e sabonete suave. O tratamento com Doxiproct dura alguns dias, não devendo ser utilizado em períodos prolongados. No caso de aparecimento de sangue nas fezes, ou se de tal suspeitar, simultaneamente com dor e febre, e se, apesar do tratamento, os sintomas não melhorarem ou piorarem após 1 ou 2 semanas, contacte o seu médico. Se sentir que o efeito de Doxiproct é muito forte ou muito fraco após 1 ou 2 semanas de tratamento, informe o seu médico ou farmacêutico.