A zona do rabinho do bebé é especialmente vulnerável e merece um cuidado específico! Para as mamãs que experenciam a maternidade, o difícil será mesmo escolher qual o produto mais adequado para cada situação. Para isso, do nosso lado, tem profissionais que a ajudarão na escolha mais acertada!
Por vezes deparamo-nos com uma pele que se encontra avermelhada e irritada. Esta condição, a dermatite da fralda, é muito comum em bebés e crianças pequenas. Na maioria dos casos é um tipo de dermatite de contacto, na qual a pele sofre inflamação devido ao contacto com certas substâncias, nomeadamente fezes e urina, mas também devido à utilização de alguns produtos de limpeza ou, até mesmo, com a introdução de certos alimentos na dieta do bebé. Esta situação deve ser tratada no sentido de evitarmos sobreinfeções fúngicas ou bacterianas.
Então, o que fazer para evitar a dermatite da fralda?
Deve manter-se a pele limpa e seca, trocar frequentemente a fralda, limpar suavemente a área da fralda com um pano macio e água morna ou sabão neutro, evitar o uso de toalhetes perfumados ou com álcool e aplicar frequentemente um agente tópico à base de óxido de zinco entre outros compostos.
São várias as opções de agentes tópicos que nos ajudam a proteger a pele do rabinho dos bebés! Todos conhecemos o Halibut Muda Fraldas, composto por óleo de girassol e óxido de zinco. Temos também o Bepanthen Baby, um grande aliado das mamãs, especialmente desenvolvido na proteção e regeneração diária da pele devido à sua composição rica em dexpantenol e lanolina. Conhecemos e adoramos também toda a gama Oleoban, Uriage, ATL, entre outras marcas.
A Mustela oferece-nos um produto super natural com 98% de ingredientes naturais na sua composição e igualmente eficaz. O Creme Zona da Fralda é composto por açúcares de abacate e óleo de girassol, que previne, alivia e repara a pele do bebé.
Para bebés mais exigentes existe toda a gama da ISDIN que nos oferece duas opções muito interessantes, e frequentemente aconselhados por pediatras. Esta marca apresenta uma pomada regeneradora para a muda da fralda com 40% de óxido de zinco e ainda uma pomada específica com antifúngico, o nitrato de miconazol, usado no tratamento de situações de candidíase.
Sabia que a gama Barral Babyprotect nos apresenta um produto para a muda da fralda com um prebiótico dermatológico e ainda antienzimas de forma a manter o equilíbrio da pele do bebé na zona da fralda e assim prevenir as assaduras nessa mesma zona? Assim, existe todo um conjunto de gamas especialmente desenvolvidas e com eficácia comprovada que são os melhores aliados das mamãs na hora de proteger a pele do rabinho dos bebés!
Marina Afonso, Farmacêutica