Imagem ilustrativa
O Ananase Activ é um suplemento à base de bromelaína (50 mg por comprimido), uma enzima extraída do ananás, utilizado como adjuvante no tratamento de lesões e inflamações.
Indicações Principais
Não substitui o tratamento médico ou farmacológico quando estes são necessários, mas pode ser integrado num plano global de recuperação que inclua repouso, medidas físicas (gelo, elevação) e outras terapêuticas.
Adultos: recomenda-se, em geral, a toma de 1 a 2 comprimidos por dia, de preferência fora das refeições ou conforme indicação do médico ou farmacêutico.
Em fases agudas, alguns esquemas podem ir até 3–4 comprimidos por dia por períodos curtos, sempre com aconselhamento profissional prévio.
Tomar os comprimidos com um copo de água, sem mastigar.
Duração de utilização: em regra, 7 a 10 dias são suficientes para situações agudas; se os sintomas persistirem, agravarem ou surgirem novos sinais (dor intensa, grande hematoma, sinais de infeção), deve ser consultado um profissional de saúde.
Não utilizar em caso de alergia conhecida ao ananás, à bromelaína ou a qualquer outro componente do produto.
Em doentes a tomar anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários (por exemplo, varfarina, rivaroxabano, aspirina em dose antiagregante), o uso de bromelaína deve ser feito com especial prudência e apenas após recomendação médica, devido ao possível aumento do risco hemorrágico.
Evitar a utilização em pessoas com história de hemofilia, alterações graves da coagulação, hemorragias ativas ou úlcera péptica não controlada.
Não recomendado em grávidas, mulheres a amamentar e crianças, por ausência de dados de segurança adequados nesta população, salvo indicação expressa do médico.
Em caso de cirurgia programada, recomenda-se suspender o suplemento alguns dias antes, de acordo com orientação médica, pelo potencial efeito na coagulação.
Pode provocar, em indivíduos sensíveis, efeitos como incómodo gastrointestinal (náuseas, diarreia) ou reações de hipersensibilidade (erupção cutânea, dificuldade respiratória); perante qualquer reação adversa, interromper de imediato o suplemento e procurar aconselhamento médico.
Lembrar sempre ao cliente: os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado, equilibrado e de um estilo de vida saudável.
Excipientes habituais de comprimidos: agentes de carga (por exemplo, celulose, fosfatos), agentes de fluidez (como sílica coloidal), lubrificantes (como estearato de magnésio) e revestimento do comprimido, que podem incluir corantes e agentes de brilho.