Informamos os nossos utentes que os Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) só poderão ser entregues nos seguintes conselhos: Vila Nova de Gaia, Porto, Gondomar, Espinho e Santa Maria da Feira.
Ellura é um medicamento profilático como alternativa eficaz não antibiótica para doentes com infeções recorrentes do trato urinário (ITUr's) / cistites não complicadas.
Ellura deve ser utilizado por mulheres que sofram de ITU recorrentes. Deve ser tomada 1 cápsula por dia durante pelo menos 15 dias consecutivos após o término do tratamento com antibiótico relativo à ITU. O tratamento deve ser repetido pelo menos 4 vezes ao ano para prevenir o aparecimento de ITU recorrentes, mesmo quando tiver iniciado o tratamento com antibióticos. A frequência do tratamento com ellura deve ser ajustada de acordo com o número de ITU anteriores ou o conselho do profissional de saúde. A toma regular de ellura deve ser mantida para garantir a eficácia do tratamento. As cápsulas devem ser tomadas por via oral. Na ocorrência de uma cistite, não é necessário interromper a toma de ellura.
As PAC (presentes nas cápsulas de ellura) impedem a adesão de certas estirpes de UPEC ao urotélio, prevenindo o início da infeção. As propriedades dos arandos vermelhos na prevenção da adesão bacteriana ao urotélio estão correlacionadas positivamente com o conteúdo de PAC solúveis.