A saúde masculina é definida como um estado completo de bem-estar físico, mental e social dos homens e não apenas a ausência de patologias e inclui situações que são exclusivas do sexo masculino ou que afectam ambos os sexos, mas de maneiras diferentes tais como situações relacionadas com a saúde reprodutiva, saúde sexual, patologias cardiovasculares e prevenção e tratamentos de alguns tipos de cancro.
Estas diferenças podem ser atribuídas a factores biológicos (sistema reprodutivo, hormonas específicas ou que se encontram em concentrações diferentes consoante o sexo), comportamentais e sociais, uma vez que os homens são mais propensos a comportamentos de risco e pouco saudáveis.
A saúde masculina é negligenciada pelos próprios que tendem a evitar cuidados de saúde e medidas preventivas como consultas de rotina e a realização de exames preventivos e tendem a ter mais comportamentos de risco.
Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização sobre a saúde do homem, com foco principal na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro da próstata. O movimento também promove uma reflexão mais ampla sobre a saúde masculina, incentivando exames preventivos e a quebra de tabus em relação a cuidados de saúde.
Alimentação: Ter uma dieta equilibrada e saudável é um pilar importante para a prevenção de doenças.
Exercício físico: Praticar exercício físico regularmente contribui para a saúde geral.
Evitar excesso de álcool e tabaco: Limitar ou evitar o consumo excessivo de álcool e o tabagismo é crucial.
Controlo de stress: Aprender a gerir o stress ajuda a manter o bem-estar mental.
A negligência da saúde pode levar a um pior estado de saúde e menor expectativa de vida, por isso, a adoção de um estilo de vida saudável e a realização de exames preventivos são fundamentais. A prevenção pode evitar diversas doenças que afetam a população masculina, como doenças cardíacas, AVC, cancro e problemas urológicos.
Iolanda Lázaro, Farmacêutica
Especialista em Análises Clínicas e Genética Humana