O seu carrinho está vazio

Qual o cuidado de pele que não dispenso?

Em dias preenchidos, que sentimos que temos que estar em todos os lugares, começar e terminar o dia com uns minutinhos para nós em que nos mimamos no conforto do nosso espaço é importante. Uma rotina de skincare deve fazer parte da nossa rotina de auto cuidado, pois além de promover-mos uma pele bonita e saudável estamos a fazer algo agradável por nós beneficiando a nossa auto estima e a nossa saúde mental.

Sendo um momento de mimo, de cuidado, deve ser adaptado a nós. Rotinas mais longas com mais passos ou rotinas mais minimalistas que ocupam pouco tempo para dias ou semanas mais atarefadas. Seja qual for a nossa escolha ou a nossa vontade existe um passo que os experts em skincare e todos os nossos dermatologistas aconselham a não saltar : o uso de protetor solar na rotina da manhã durante todo o ano.

Poderíamos ter a ideia que apenas no Verão e no tempo quente seria necessário usar fotoproteção nas zonas expostas mas as radiações ultravioletas estão presentes durante todo o ano provocando alterações no DNA das nossas células. Por exemplo os raios UVB, mais fortes e intensos durante os meses quentes, penetram mais superficialmente na pele e provocam a vermelhidão e as queimaduras solares típicas da exposição solar. Já os raios UVA estão presentes durante todo o ano mesmo em dias cinzentos de chuva ou de neve, penetram mais profundamente na pele e por isso são os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele e pelo cancro de pele.

Seja então pela perspetiva de prevenção do cancro da pele quer seja pela visão de prevenir o fotoenvelhecimento, o uso de protetor solar deverá ser continuo e ao longo de todo o ano.

Na preocupação com o aparecimento das rugas, das manchas, da perda de firmeza e de hidratação da pele faz todo o sentido o uso de um protetor solar na rotina da manha e se necessário recolocar durante o dia.

E quando iniciar este cuidado? É verdade que nunca é tarde para começarmos mas vemos diferenças na pele de um adulto que começou a aplicar um protetor solar no rosto desde cedo, desde a adolescência, ou inicio da idade adulta. Temos uma pele mais lisa com menos rugas profundas, mais firme e mais uniforme

Atualmente temos protetores solares de rosto com varias texturas para os diferentes tipos de pele. Temos também protetores que oferecem adicionalmente uma ação antioxidante, de anti-manchas ou de anti envelhecimento ou mesmo com proteção contra a luz azul (radiação emitida pelos ecrans digitais e que contribui para o envelhecimento da pele e o aparecimento de manchas). Fale connosco e peça-nos aconselhamento para um protetor solar que responda a todas as suas exigências.

Eu, pessoalmente, tenho pele oleosa e tenho os meus favoritos. Para os dias em que quero abdicar da maquilhagem ,opto por um protetor com cor, para um tom uniforme e natural, com ação matificante: o Heliocare 360º Color Gel Oil-Free SPF 50+. Para aqueles dias em que uso maquilhagem antes de proceder à aplicação da base coloco o SVR Blur SPF 50+ que é ótimo para ser usado como primer pois deixa a pele lisinha e aveludada. O meu ultimo favorito, para reaplicar a fotoproteção durante o dia, que não abdico é mesmo o Esthederm Poudre Ensoleillante: um pó iluminador e uniformizador da pele que a protege durante a exposição solar pois tem filtros minerais na sua composição. Aplico no rosto e no decote com um pincel ao finalizar a minha rotina e em caso de exposição solar reaplico ao longo dia. Tem uma cor que se adapta a todos os tipos de pele ficando esta luminosa e pode ser utilizado como blush ou como bronzer na maquilhagem.

Marta Diogo, Farmacêutica

Partilhar: