O seu carrinho está vazio

Pele sensível... e agora?

Mais gratificante do que escrever um artigo, é fazê-lo na primeira pessoa. Na verdade, sempre vivi o que sempre considerei um "drama", o de ter pele sensível. Desde cedo, habituei-me a ouvir "estás tão vermelhinha!" ou "tu não podes colocar nada na tua cara".

Confesso que só quando comecei a cuidar verdadeiramente da minha pele é que percebi o quão importante é uma rotina de Skincare adequada e as melhorias que se conseguem obter. Se estivermos atentos, nos últimos anos, tem aumentado o número de marcas de dermocosmética testadas e adaptadas a uma pele sensível, porque, cada vez mais, é uma realidade. Os elevados níveis de poluição do ar, o sol, o ar condicionado, o stress, a alimentação desequilibrada, tudo isso funcionam como agressores à nossa pele e fazem com que ela reaja.

Então, a pele sensível será sempre um tipo de pele ou, por outro lado, um estado de pele?

Por vezes, é sem dúvida um estado de pele, que pode ser revertido, desde que apliquemos os cuidados certos. Na verdade, e na maioria das vezes, a pele precisa de um gesto muito simples... Hidratação! A rotina de hidratação é, muitas vezes, negligenciada e, em muitas situações, é o que a pele mais precisa para encontrar o equilíbrio.

Se a pele estiver hidratada, estará, sem dúvida, mais protegida das agressões exteriores, mais suave e mais bonita. A pele hipersensível e intolerante é a pele que reage rapidamente às agressões, razão pela qual também é designada de pele hipersensível e reativa.

Há certos sinais que podem ser detetados. Se sentir calor assim que aplicar um novo hidratante, se corar facilmente ou se o frio e o vento causar uma sensação desagradável de formigueiro e repuxamento e se os sintomas persistirem, a sua pele é provavelmente hipersensível e reativa. Por isso, se a sua pele fica muitas vezes vermelha, com prurido, rigidez, desconfortável, com formigueiro quando em contato com agentes agressores e desencadeantes como o ar condicionado, sol, frio, vento, stress, comida muito condimentada, poluição, então a sua pele é provavelmente hipersensível e reativa e precisa de cuidados específicos.

Em alguns casos, podemos estar perante um caso de rosácea que é é uma doença da pele crónica geralmente afeta o centro da face. Pode manifestar-se como eritema ("vermelhidão") persistente, telangiectasias (pequenos vasos dilatados à superfície da pele), edema ("inchaço"), pápulas e pústulas (borbulhas com ou sem pús), ou como um nariz volumoso e deformado (alterações fimatosas).

Descomplicando, a rotina terá de ser individualizada a cada realidade, tendo em conta a maior ou menor reatividade da pele mas de uma maneira geral, eu recomendo passos semelhantes:

1º Limpeza com um produto suave de enxaguamento Os meus favoritos são Sensibio gel moussant da Bioderma, Hidraven gel de limpeza da Sesderma e a espuma da Caudalie se não for um caso de pele super reativa. Se preferir uma limpeza sem enxaguamento, recomendo apenas uma vez por dia, de preferência na rotina da manhã, sendo que a outra deverá ser com enxaguamento.

Se usar maquilhagem, deve também introduzir como primeiro passo na rotina da noite, antes da limpeza com enxaguamento. Águas micelares que aconselho: Bioderma Sensibio H2O, Aderma Biology Eau micellaire Hydra-Nettoyante, La Roche-Posay Eau micellaire Ultra e SVR Sensiphine AR Eau Micellaire.

2º Tónico suave Passo muito importante para receber os cuidados posteriores e manter a pele perfeita e sem poros dilatados (O Sensibio Tonique da Bioderma é o meu tónico de eleição); poderá não ser tolerado se se tratar de uma pele extremamente reativa.

3º Água Termal ou águas calmantes Gesto que faz toda a diferença e que proporciona um alívio e prazer únicos, hidratando e acalmando duradouramente a sua pele (Água Termal da Uriage, Caudalie Eau de Raisin e a Esthederm Brume Eau Cellulaire são simplesmente eficazes), a aplicação deverá ser de manhã e à noite.

4º Contorno de olhos para zona ocular sensível Rotina que deve ser aplicada de manhã e à noite, sem receios, para reforçar esta zona mais fina, prevenindo assim as linhas de expressão e dar conforto. Preferidos? La Roche-Posay Toleriane Ultra olhos, Bioderma Sensibio Eyes e Uriage Tolederm soin yeaux frais apaisant.

5º Sérum de Hidratação ou sérum de Hidratação Calmante de manhã e à noite Se a pele está permanentemente vermelha e a repuxar, eu jogaria pelo seguro e aplicaria um sérum calmante de hidratação (Cicalfate da Avene sérum, Aderma Biology sérum, Bioderma Sensibio Defensive sérum ou Toleriane DermoAllergo sérum de La Roche-Posay).

Se estivermos perante uma pele vermelha apenas em algumas situações de contato com agentes desencadeantes que falei acima, então, eu arriscaria em séruns para pele sensível com alto poder de hidratação (Esthederm Hyaluronic sérum, Isdinceutics Hyaluronic Concentrate, Uriage Booster sérum H.A, Caudalie Vinosource -Hydra S.O.S Sérum hidratação, Sesderma Hydraderm sérum lipossomal).

6º Cuidado de hidratação Completamente obrigatório, super importante para proteger e dar suavidade e conforto à pele. É impensável para uma pele sensível saltar este passo! Cremes hidratantes para pele intolerante e muito reativa: Aderma Biology Calm, La Roche-Posay Toleniane ultra, D´Aveia souple intense (excelente reparador cutâneo), Bioderma Sensibio forte, Uriage Tolederm control, Avene Tolerance Control, Esthederm Sensi System creme dessensibilizanteOpções para peles sensíveis com rosácea: As versões "AR" serão as mais indicadas, de preferência sem cor (Bioderma Sensibio AR, Uriage Roseliane creme, Avène Antirougeurs dia, Aderma Biology AR).

Se optarmos pelas versões com cor de manhã (geralmente com proteção solar de 30), existem das marcas que citei anteriormente, no entanto, prefiro sempre reforçar com o creme sem cor da mesma marca. Isto porque, as versões com cor geralmente não possuem uma capacidade de hidratação suficiente para este tipo de peles, mas também tudo depende do estado de hidratação de cada um.

7º Proteção Solar Também deverá ser obrigatória, mesmo no inverno e deverá adquirir protetores de índice alto, com proteção UVA, UVB , infravermelhos e visíveis (luzes dos computadores, do nosso trabalho, ...), que estão cada vez mais presentes no nosso dia-a -dia e que agridem a nossa pele. Opções válidas: Bioderma Photoderm AR 50+, Heliocare AR emulsão, Fotoprotetor Isdin Redness.

Tratamentos Semanais que vão fazer a diferença na sua pele Desafio-vos a aplicar pelo menos duas vezes por semana uma máscara calmante de hidratação... porque a sensação de conforto e frescura é tão intensa, que não vão conseguir deixar de a aplicar. Experimentem as máscaras da Uriage Roseliane, da Avène Antirougers Calm ou a minha preferida, a da Caudalie Vinosource-Hydra.

Esfoliantes....sim ou não? Sim e Não! Se estivermos perante uma pele apenas sensível, sem sinais de reatividade permanente, o uso de esfoliante uma vez por semana é super importante e podemos usá-lo com toda a segurança. Apenas devemos optar por aplicar na pele molhada e com leves movimentos circulares e escolher esfoliantes suaves como o da Caudalie creme esfoliante suave e o da Uriage esfoliante suave de rosto. Vamos conseguir uma pele mais uniforme, mais lisa e pronta para receber melhor os cuidados diários. Se for uma pele com rosácea, alérgica e intolerante, não arriscaria.

Sinceramente, não sou muito adepta de rotinas "minimalistas", ou seja, rotinas com o mínimo de produtos, a não ser em casos extremos em que a pele está super fragilizada, em casos de rosácea inflamatória, pele alérgica, intolerante ou dermatite seborreica; nestes casos, devemos optar por cuidados mais específico, mais básicos e, se for caso disso, procurar ajuda de um dermatologista.

Dicas chave:

• Limitar a exposição ao frio e ao calor extremos;

• Usar água morna para fazer a higiene do rosto;

• Usar sempre proteção solar e renovar a sua aplicação, essencialmente no verão;

• Usar e abusar das águas termais, mesmo ao longo do dia para acalmar a pele;

• Não esquecer a aplicação de máscaras calmantes;

• Evitar toalhetes na limpeza diária.

Paula Morais, Farmacêutica

Partilhar: