O seu carrinho está vazio

Manchas? Nãooo...!!!

Adora praia? Campo? Piscina? Caminhadas? Esplanadas? Convívios ao ar livre?

Confesso que também não dispenso tudo isto, até porque o sol tem um efeito extremamente benéfico no nosso organismo e está comprovadamente relacionado com o nosso bem estar geral, ânimo e humor. Convido-vos a usufruir deste bem tão pecioso, sem culpas e sem medos!

Quando sabemos que nos vamos expor ao sol, também temos de ter consciência que o excesso da exposição, trará com toda a certeza, consequências na nossa pele.

Se já tiver manchas de pigmentação, convido-vos a experimentar as cápsulas da Marca Heliocare (Heliocare 360 D Plus) durante todo o verão. É um suplemento alimentar que ajuda a preveir o foto envelhecimento, as manchas e outras alterações cutâneas devidas à exposição solar e está adaptado a todo o tipo de peles.

Quem tem manchas, ou muita tendência para as ganhar, muitas vezes, tem a perceção que a aplicação dos produtos é apenas no verão ou durante a exposição... Mas não é! Por isso, há tantas pessoas que vêm buscar um produto para as manchas com a noção de que aquela embalagem vai fazer milagres... Mas não há milagres, há rotina e persistência!

Então, descomplicando, quem tem manchas deve fazer uma rotina com um produto de limpeza, adaptado ao seu tipo de pele, de manhã e à noite.

Devemos priveligiar sempre os geles ou espumas de limpeza, já que limpam em maior profundidade. Uma a duas vezes por semana podemos fazer um esfoliante à noite (eu adoro o Pigmentbio Foaming Cream da Bioderma).

A rotina bi-diária de um sérum anti-manchas é, simplesmente, obrigatória! Podemos optar pelo Sérum Vinoperfect da Caudalie, o Clairial da SVR, o Neoretin da Cantabria, o Azelac Ru da Sesderma ou o Anti-Pigment Dual Serum da Eucerin. Qualquer um deles são verdadeiramente eficazes, desde que os apliquemos religiosamente na rotina da manhã e da noite.

Qaunto à aplicação do creme, será de acordo com o objetivo, sendo que se o foco é reduzir as manchas, o creme de dia e de noite deverão ser um cuidado anti-manchas. Se a pele for normal a mista e não for muito desidratada, podemos optar por um creme de dia e a seguir ao sérum, por um protetor solar anti-manchas (Sesderma Azelac Ru Fluido Luminoso SPF 50, Photoreverse versão com cor ou sem cor, Isdin Active Unify versão com cor ou sem cor, Heliocare 360 º Pigment Solution Fluid)

Pessoalmente, gosto sempre de colocar um creme de dia antes do protetor solar, porque a minha pele precisa de muita hidratação e, se for essa a sua realidade, podemos optar pelo creme de dia da Caudalie Vinoperfect ou o Skin Unify da Filorga.

Para a rotina da noite e porque esta é uma rotina super mega importante é à noite que a absorção vai ser mais intensa e, se repararmos, os cuidados de noite são sempre muito mais concentrados e potentes, o meu conselho será para o Caudalie Vinoperfect crème Nuit Glycolique Anti-Taches, o Eucerin Anti-Pigment Night cream e o Sesderma Azelac Ru gel cream.

Para as peles que já têm manchas, recomendo esta rotina.

Para as peles com muita tendência para manchas no verão, recomendo esta rotina, essencialmente no verão, podendo, no resto do ano, mudar apenas os cuidados de dia e de noite, dependendo do objetivo de cada um.

Para quem quiser optar pela rotina da Caudalie, saiba que depois da limpeza, existe uma essência de ácido glicólico que faz toda a diferença na eficácia anti-manchas e que deve ser usada enquanto fizer o tratamento.

Uma dica a não esquecer, é que devemos renovar a aplicação do protetor solar ao longo do dia. Não adianta afirmar que aplicamos sempre protetor solar de manhã... Se não o renovarmos, ele não protege o dia todo.

No mercado há muitas opções, para todas os gostos, e que se adaptam às mais variadas rotinas. Há versões com cor, sem cor e compactos com cor para ir retocando ao longo do dia para quem não dispensa maquilhagem.

O uso de Boné, chapéu, óculos de sol e evitar a exposição solar nas horas de maior calor, também são fatores a ter em conta. Não há desculpas! E para quem diz que não tem tempo, saiba que não precisa de mais de 3 minutos de manhã e à noite para aplicar os produtos.

Após a exposição solar, e porque há uma consequente inflamação e desidratação da pele, devemos sempre aplicar uma boa máscara de hidratação, nem que seja apenas 2 vezes por semana. Vai sentir diferença na sua pele. Poderá fazer depois da limpeza, aplicar em camada generosa como se fosse um creme, deixar atuar meia hora e retirar o excesso e de seguida colocar os produtos habituais ou simplesmente dormir com ela. Vai simplesmente amar a máscara Vinosource-Hydra da Caudalie, a Intensive Hyaluronic da Esthederm ou a máscara de água da Uriage.

Quando o outono regressar, recomendo a aplicação à noite de um sérum de retinol durante 2 meses para combater os sinais do fotoenvelhecimento, reduzir as manchas, reforçar a firmeza, renovar a pele e colocá-la mais uniforme e perfeita. Se não quiser aplicar todos os dias, porque tem a pele mais sensível ou se quiser simplesmente atrasar o processo de envelhecimento, poderá aplicar o sérum em dias alternados. Após o sérum de retinol poderá colocar um creme hidratante simples adaptado ao seu tipo de pele. Os meus preferidos são o Retinal Intense da Isdinceutics e o Intensive Retinol Huile sérum da Esthederm. Vai adorar!

Lembre-se que tudo na vida precisa de persistência, regra e foco e as manchas não são exceção.

Paula Morais, Farmacêutica

Partilhar: