O seu carrinho está vazio

Saiba o que é Queratose Actínica

Já ouviu falar de queratose actínica? Sabia que é uma das lesões da pele mais frequentes e é considerada uma lesão pré-cancerígena?

Como identificar? Aparece sobretudo em áreas da pele que sofreram uma exposição solar desprotegida e excessiva ao longo dos anos como, por exemplo, no couro cabeludo (sobretudo nos calvos), na face, no pescoço, no decote, no dorso das mãos, nos antebraços e nas pernas. No início estas lesões cutâneas são de pequenas dimensões e com aspecto rugoso. Com o tempo podem aumentar de tamanho e alterar a cor. Por vezes pode ocorrer prurido, ardor ou mesmo outros sinais inflamatórios na zona afetada.

Quando estas queratoses são tratadas adequadamente, por norma, desaparecem. Quando não tratadas podem então evoluir para cancro da pele não melanoma (carcinoma de células escamosas).

Existem alguns fatores de risco importantes para o desenvolvimento destas lesões, entre os quais atividades profissionais ao ar livre, história pessoal de exposição solar intensa e de queimaduras solares, realização de tratamentos de radioterapia e de fármacos imunossupressores, pele clara, tendência para o aparecimento de sardas após a exposição solar, etc.

A queratose actínica pode ser prevenida com a utilização de uma proteção solar alta e adequada como parte de uma rotina diária. É recomendado também a adopção de alguns comportamentos, tais como evitar a exposição solar nas horas de maior calor, cobrir as partes mais expostas do corpo com roupas, chapéu e óculos de sol e observar regularmente a pele na procura de alterações suspeitas. Na dúvida devemos procurar aconselhamento junto do nosso médico ou farmacêutico.

Atualmente temos ao dispor vários tratamentos para estas lesões tais como, por exemplo, a crioterapia, a terapia com laser, a cirurgia e a curetagem. Existem também ao dispor alguns fármacos como o diclofenac, o 5-fluorouracilo, os retinóides, e o imiquimod. O médico terá um papel determinante no diagnóstico e na orientação para o melhor tratamento.

Na farmácia podemos ajudá-lo a prevenir o seu aparecimento e mesmo futuras recidivas através do aconselhamento de fotoprotetores direcionados para evitar estas lesões. Estes produtos, muitos considerados dispositivos médicos, estão indicados na prevenção e no tratamento protetor adjuvante das queratoses actínicas e de outras formas de cancro de pele não melanoma. Com os seus filtros formam um filme protetor sobre a superfície cutânea que vai servir como barreira física contra a radiação solar oferecendo assim uma proteção UVB e UVA muito alta. Além dos filtros solares têm também enzimas responsáveis pela fotoreparação do DNA danificado ou mutado e ainda sistemas antioxidantes que vão exercer uma ação protetora adicional a nível do dano solar.

O Eryfotona AK-NMSC da Isdin, o Heliocare 360º MD AK, o Actinic Control MD FPS 100 da Eucerin e o SunsiMed da Avene são exemplos destes dispositivos médicos com ação cientificamente comprovada na prevenção da queratose actínica e cancro da pele não melanoma.

O sol é essencial à nossa saúde! Viva bem com ele e proteja-se!

Marta Diogo, Farmacêutica

Partilhar: