Vamos falar sobre Miomas

Miomas uterinos são tumores benignos do músculo do útero. Podem surgir isolados ou em conjuntos de pequenas dimensões, ocorrendo em cerca de 20% a 50% das mulheres em idade fértil. O risco de os desenvolver aumenta com a idade, história familiar, hábitos alimentares e ainda com o excesso de peso. Em 70% dos casos, os miomas são assintomáticos. Contudo, em 30% das mulheres ocorrem sintomas, como hemorragias uterinas anormais, menstruações muito abundantes e prolongadas, podendo originar anemia. Surgem também dores na região posterior das pernas, sensação de dor ou de pressão na região pélvica, obstipação ou gases pela compressão do abdómen, aumento do seu volume que pode ser confundida com excesso de peso ou gravidez, dores durante as relações sexuais, pressão na bexiga com sensação constante de vontade de urinar, incontinência ou incapacidade de esvaziar a bexiga.

Um dos problemas mais significativos causados pelos miomas é a infertilidade, uma vez que pode afetar a implantação do ovo no útero. O diagnóstico baseia-se no exame ginecológico e por exames complementares de diagnóstico como a ecografia ou a ressonância magnética, que permitem confirmar a presença, localização e dimensão do mioma.

Quanto ao tratamento, este depende de diversos fatores, como a idade, gravidade dos sintomas, localização dos miomas, entre outros. Na ausência de manifestações, o médico pode optar por não tratar e manter uma vigilância regular. No passado, o tratamento mais comum era a remoção do útero (histerectomia). Atualmente existem outras opções. Em regra, a terapêutica está indicada quando o mioma cresce a ponto de comprimir outros órgãos, como a bexiga, quando aumenta muito rapidamente, quando provoca hemorragias anormais ou quando se associa a infertilidade. Os tratamentos podem incluir hormonas que, usadas em combinação, ajudam a reduzir a sua dimensão antes da cirurgia.

Embora os investigadores continuem a estudar as suas causas, poucas evidências científicas estão disponíveis sobre como evitá-los. Prevenir miomas uterinos pode não ser possível. Contudo, ao fazer escolhas saudáveis de estilo de vida, como manter um peso normal, comer frutas e legumes, pode diminuir o seu risco. Alguns estudos sugerem que a utilização de anticonceptivos orais possam estar associados a menor risco de miomas.

Marina Afonso, Farmacêutica