O seu carrinho está vazio

Acne versus Adolescência

Os nossos filhos crescem à velocidade da luz! De dia para dia, notamos alterações na sua forma de falar, de se expressar, de lidar com o mundo... É fantástico assistir a toda esta evolução de crescimento intelelectual e que acompanha, de forma mais ou menos acentuada, alterações físicas. E se nos habituamos a aplicar durante anos cremes mais cremosos e nutritivos para os mais pequenos no rosto e corpo, de repente reparamos que a pele do rosto começa a ficar com mais brilho, menos lisa, mais brilhante, com algumas borbulhas e pontos negros... Eis que surge a Acne!

Como é obvio, não é algo que acontece de forma uniforme para todos os jovens. Frequentemente, as alterações hormonais na puberdade conduzem ao desenvolvimento de acne durante a adolescência. Geralmente, é por volta dos 12-13 anos para as raparigas e 14-15 anos para os rapazes que a pele se torna mais oleosa e os pontos negros começam a aparecer. No entanto, estas alterações podem surgir mais cedo e quanto mais cedo começarmos a tratar e a prevenir, melhor para a pele e para a Auto-estima. Por isso, quando começamos a notar que a pele está a mudar, devemos seguir algumas rotinas que vão, certamente, fazer a diferença.

O primeiro passo e o mais esquecido é, sem dúvida, a Limpeza. Sugiro sempre um produto suave e há cada vez mais opções no mercado.

Casos práticos

1. Pele com alguma oleosidade e borbulhas pontuais

Limpeza A minha primeira escolha vai para o Cerave Foaming cleanser for Normal to oily skin ... e porquê? Porque estou a optar por um produto de transição de uma pele normal para uma pele mista, sem secar e agredir demasiado a pele.

Hidratação A Hidratação é obrigatória para dar água e conforto à pele, mas também para regular a produção de gordura. Os meus preferidos são o Bioderma Sebium Mat Control, o SVR Mat +Pores, o Hyseak Mat e o Isdin Acniben gel creme.

A limpeza e a hidratação deveria ser um gesto bi-diário, mas sabemos que muitas vezes isso é completamente irreal, mas acreditem que não é impossível. No entanto, se tivermos de escolher uma hora do dia, podemos optar por limpar e aplicar o hidratante à noite.

2. Pele com oleosidade, alguns pontos negros e algumas borbulhas

Limpeza SVR Sebiaclear gel de limpeza, Hyseak gel de limpeza, Effaclar gel de limpeza e Ducray Keracnyl gel de limpeza. Estes produtos já têm um poder de limpeza e desobstrução de poros superior, apesar de não serem agressivos para a pele.

Hidratação/ Tratamento Nestas situações, e para não deixar avançar as lesões, devemos aplicar um cuidado global que ataque os três problemas, com ação anti-inflamatória, renovadora e que regule a produção de sebo. O meu conselho vai para o Ducray Keracnyl PP+, Bioderma Sebium Global, Avène Comedomed, Hyseac 3 Regul + ou o SVR gel active. Estes produtos deveriam ser aplicados 2 vezes por dia, mas vamos com calma e fazer direitinho pelo menos à noite. As peles mais sensíveis e com tendência atópica, vão gostar do Bioderma Sebium Sensitive, que vai controlar e prevenir o acne, ao mesmo tempo que acalma a pele e reduz a vermelhidão.

Se optarmos também por cumprir a rotina da manhã, podemos escolher uma água micelar seborreguladora para limpar a pele com um disco de algodão. É mais rápido e fácil de cumprir para ir criando rotina da manhã.

Águas micelares seboreguladoras Bioderma Sebium, Avène Cleanance, Uriage Hyseac e SVR Sebiaclear.

Os potenciais impactos da acne na autoestima não devem ser subestimados e, quanto mais cedo incutirmos rotina nos nossos filhos, teremos maior probabilidade de evitar medicação oral com diversos efeitos secundários e tratamentos tópicos mais agressivos.

A limpeza deverá ser sempre completada pela aplicação de um tónico, muitas vezes esquecido, que vai ajudar a fechar os poros, reduzir substancialmente os pontos negros ou simplesmente preveni-los. Devemos evitar o contorno ocular e aplicar apenas nas zonas mais imperfeitas para, assim, afinar o grão da pele e eliminar os brilhos. Se não o quisermos aplicar todos os dias, podemos colocá-lo em noites alternadas, mas vamos com toda a certeza notar a pele mais perfeita a cada dia que passa. Adoro o Uriage Hyseac Tonique Purifiant, o Caudalie Vinopure lotion purifiante e o SVR Micro-peel Sebiaclear.

3. Pele com muita oleosidade, muitas borbulhas e ponto negros

Nesta situação, a rotina de aplicação dos cuidados deverá ser mesmo 2 vezes por dia, para não deixar avançar. Os cuidados podem ser um pouco idênticos aos que falei no item 2, mas sem dúvida reforçando à noite e colocando um protetor solar oil-free de manhã, uma vez que poderá haver uma certa fotosensibilidade, principalmente se for uma altura em que haja mais exposição solar.

Podemos e devemos acrescentar um sérum antes do creme de noite, uma vez que vai ter uma ação mais renovadora, anti-inflamatória e potenciar os resultados. O sérum Sebiaclear da SVR, SVR Sebiaclear Ampoule Flash (para pele mais sensibilizada) e o Bioderma Sebium Sérum têm resultados maravilhosos. O tratamento deve ser contínuo, mas se virmos que há uma evolução grande da acne e que há agravamento das lesões e aparência da pele, devemos consultar um dermatologista porque poderá ser necessário algum tratamento oral para ajudar e/ou tópicos com princípios ativos mais específicos.

4. Jovens a fazer tratamento oral com isotretinoína

Aconselhável fazer a limpeza com um produto específico (por exemplo Avène Cleanance Hydra e La Roche-Posay Effaclar H Iso-Biome) que vai limpar e acalmar ao mesmo tempo.

Obrigatório uso de Protetor Solar não comedogénico.

Obrigatório uso de um Creme compensador e não comedogénico (por exemplo Effaclar H Iso-Biome, Hyseac Hydra, Cleanance Hydra e Biretix Isorepair);

5. Acne no corpo

Afeta sobretudo as costas e o peito e, neste caso, podemos optar por um gel de limpeza e posteriormente aplicação de um spray que vai ter um efeito fantástico na redução das borbulhas e imperfeições (vai adorar o Biretix Tri-Active Spray e o Isdin Teen Skin Acniben +), não deixando resíduo e desconforto na pele.

Tratamentos Complementares Na primavera e verão é importante usar de manhã um protetor solar oil-free (Uriage Hyseac SPF50+, Avène Cleanance SPF50+, SVR Sebiaclear SPF50+ ou o Bioderma AKN SPF30+);

Existem produtos de aplicação local que são super eficazes e eu recomendo aplicar à noite diretamente na borbulha se ela estiver difícil de desaparecer (Lierac Concentré stop boutons, Uriage pâte SOS, SVR Sebiaclear cicapeel);

Quando a pele é muito oleosa, apresenta muito brilho e não conseguimos controlar bem com o cuidado matificante, também é útil e uma mais valia, aplicar máscaras purificantes e destoxificantes (A Avène Cleanance masque Détox e a Caudalie máscara purificante são muito eficazes);

Dicas importantes

Nunca se deve espremer borbulhas porque geralmente estão infetadas e a infeção vai alastrar e ser mais difícil de tratar;

Evitar alimentos muito gordurosos, açucarados e com corantes, uma vez que geram radicais livres em excesso e podem agravar as borbulhas (pústulas);

No primeiro mês de aplicação dos produtos, é normal não sentirmos uma melhoria significativa do acne e, muitas vezes, até aparece mais pústulas (borbulhas) inflamadas. Trata-se de um processo normal de expulsão da pele e devemos continuar a aplicar a rotina;

Não esfoliar quando houver borbulhas inflamadas porque pode agravá-las. A esfoliação deve ser 1 a 2 vezes por semana, mas nada de fazer todos os dias porque vai certamente agredir demasiado.

O objetivo é começar a usar uma rotina o quanto antes, para controlar o avanço de qualquer problema de acne e promover o equilíbrio da pele.

É importante conversar com os mais jovens, estarmos atentos, perceber o que os preocupa, para eles se sentirem acompanhados e seguros, numa altura em que as emoções estão ao rubro.

Cabe-nos a nós conseguir gerir esta fase da melhor forma possível para que, no futuro, tenhamos boas recordações.

Sabemos que não é fácil, mas não é impossível, principalmente se ACREDITARMOS muito.

Paula Morais, Farmacêutica

Partilhar: