O seu carrinho está vazio

Como combater a Queda de Cabelo

É normal encontrar cabelo na escova ou na roupa? Quando devo preocupar-me com a queda de cabelo? Quando devo consultar um profissional? Para além da questão estética, a queda de cabelo pode afetar a autoestima e a autoconfiança. A queda de cabelo é um fenómeno fisiológico que ocorre naturalmente durante o ciclo do cabelo. Contudo, existem situações onde a queda deste é excessiva e onde o cabelo novo não consegue substituir o perdido.

É importante compreender que este fenómeno se divide em duas categorias distintas que têm causas diferentes e para as quais devem, evidentemente, procurar-se soluções diferentes. A queda reativa caracteriza-se por uma perda súbita, pontual e avassaladora que afeta todo o couro cabeludo. A queda progressiva, também chamada de queda androgénica, ocorre tanto em homens como mulheres e torna-se cada vez mais comum com o avançar da idade. Caracteriza-se por uma diminuição progressiva e localizada da massa capilar. Nos homens começa por atingir as têmporas e a coroa da cabeça e nas mulheres ocorre mais na zona central do crânio. Ao contrário da alopécia androgénica que é genética e hormonal, a queda de cabelo reativa, como o nome indica, ocorre em resposta a um fator externo. A sua origem pode ser stress, gravidez, amamentação, mudança de estação, fadiga, certas doenças, deficiência de ferro... A queda de cabelo ocorre normalmente dois a três meses após o evento. Este tipo de queda pode afetar a totalidade da cabeça e é mais comum nas mulheres.

Quando se trata de queda progressiva o tratamento passa muitas vezes pela utilização de um composto chamado minoxidil. Este pode ser formulado em cápsulas (sendo neste caso sujeito a receita médica) ou em solução cutânea, promovendo a vasodilatação nos folículos pilosos, aumentando, desta forma, a microcirculação ao nível do couro cabeludo, o que favorece o crescimento e fortalecimento do cabelo. Existem vários produtos com esta substância, tais como o Folcare ou o Minox 5, entre outros.

A utilização de shampoos antiqueda e com função fortificante é também uma prática bastante comum, destacando-se os seguintes: Lazartigue Fortify, Iraltone, Ecophane, Dercos Anti-queda da Vichy, entre outros. No entanto, a utilização de suplementos orais formulados em pó ou em cápsulas apresentam melhores resultados do que a utilização de shampoos. Estes suplementos estão indicados tanto em queda progressiva como reacional e são ricos em substâncias como: vitamina B6, biotina, L-cistina, zinco, selénio e queratina. Dentro da vasta gama de suplementos capilares destaco o Trizatec, Hairlox, Cistitone Forte e Cistitone BD.

É também relevante falar da utilização de ampolas no couro cabeludo que têm demonstrado uma alta eficácia nestas situações. Existem formulações direcionadas para a queda progressiva e para a queda reacional, nomeadamente as ampolas René Furterer Triphasic Progressivas ou as Reacionais, que devem ser utilizadas por um período mínimo de 3 meses.

São muitas as opções para o tratamento da queda de cabelo! Para uma escolha acertada e eficaz não hesite em nos visitar de forma a ter o melhor aconselhamento pelos nossos profissionais!

Marina Afonso, Farmacêutica

Partilhar: