O seu carrinho está vazio

Cuidados de Pele e Soluções Nutricionais para o Doente Oncológico

No passado dia 25 de Maio, realizou-se no Auditório da Liga uma palestra dedicada à saúde da pele e saúde nutricional após um diagnóstico oncológico. Organizado pela Farmácia da Liga de V.N.Gaia, LIGA&ONCOCARE, esta palestra teve como principais objetivos valorizar os cuidados com a pele no doente oncológico, ajudando a preparar o doente e a sua pele para os possíveis efeitos secundários dos tratamentos. Esta palestra contou com a participação do Dr. Paulo Varela, dermatologista da Clínica da Liga, e da formadora Inês Carneiro, da Avène Eau Thermale Skin & Cancer. No final, ainda contamos com o apoio da Nestlé, com a Nutricionista Joana Silva, para apresentar soluções nutricionais para o doente oncológico.

De facto, o tratamento do cancro já revela eficácia há muitos anos, dando a oferecer aos pacientes melhoria na qualidade de vida. No entanto, estes podem ser acompanhados por efeitos secundários.

Sabia que 9 em cada 10 doentes experienciam efeitos secundários dermatológicos?

Dentro desses efeitos secundários estão: a secura extrema da pele; a pele torna-se mais sensível, fragilizada, reativa e fotossensível; secura labial; alterações da mucosa oral, etc. A maior parte destes efeitos desaparece quando concluídos os tratamentos. Durante esse tempo, a pele do doente precisará de uma higiene adequada e de cuidados apropriados para aliviar esses sintomas.

O doente oncológico deverá tomar banhos ou duches com uma duração inferior a 10 min em que a temperatura da água esteja entre 32 a 35°C. Deve evitar usar luvas de higiene ou esponjas optando a limpeza com as próprias mãos com géis ultra-ricos, óleos ou pains dermatológicos sem sabão ou perfume e com um pH fisiológico. Após o duche devem aplicar um cuidado emoliente, proporcionando maior conforto e suavidade, como forma de combater a xerose cutânea. Devem ter em atenção que todos os seus cosméticos devem estar isentos de conservantes e conter um número mínimo de ingredientes.

Durante a quimioterapia, os raios solares aumentam o risco de queimadura e de hiperpigmentação, devendo utilizar um protetor solar SPF 50+ para se proteger do sol. Por outro lado, as suas pestanas e sobrancelhas podem cair, e de modo a conseguir redesenhar as sobrancelhas ou até mesmo esconder a vermelhidão, cicatrizes, olheiras, a maquilhagem médica é a opção.

Por outro lado, a nutrição é fundamental no processo terapêutico da pessoa com cancro, pois as suas necessidades em nutrientes são superiores ao normal.

Sabia que a malnutrição pode atingir 20 a 70% das pessoas com cancro?

Visto que as necessidades diárias energéticas e proteicas são superiores ao normal num doente oncológico, este deverá apostar em estratégias que permitam o aumento da ingestão alimentar, tais como: aumentar o número de refeições por dia; aumentar a quantidade de alimentos nas refeições; adequar a consistência dos alimentos à sua capacidade de mastigação, deglutição e digestão; fortalecer as refeições com alimentos energéticos e proteicos.

Quando a sua alimentação habitual não é suficiente, o seu profissional de saúde poderá indicar-lhe a toma de um suplemento nutricional oral. Caracterizado como uma alimentação especializada que fornece nutrientes adicionais, incluindo energia e proteína, que devem ser utilizados enquanto complemento da sua alimentação, estando disponíveis em formato líquido, pudim e em pó. Estes conseguem se adaptar a cada necessidade de cada doente oncológico.

Concluindo, os efeitos dermatológicos e os efeitos a nível da nutrição ganharam relevo na última palestra da LIGA&ONCOCARE, ajudando o doente a passar esta etapa com mais conforto e maior qualidade de vida.

Sofia Araújo, Farmacêutica

Partilhar: