O seu carrinho está vazio

Crosta Láctea: como atuar?

Se por um lado, ser mãe é uma das maiores conquistas, por outro, é também um dos maiores desafios. Uma situação que, por vezes, preocupa os pais é o aparecimento de "casquinhas" na cabeça dos seus bebés. De facto, a combinação das palavras "recém-nascido" e "crosta láctea" é bastante frequente!

Ao aparecimento de pequenas escamas amarelas e oleosas, crostas e zonas avermelhadas no couro cabeludo do bebé, nas sobrancelhas, testas, nariz ou até mesmo atrás das orelhas chama-se crosta láctea.

A crosta láctea tem este nome porque, no passado, era atribuída ao leite materno. Esta associação está longe de ser verdade! Na realidade, a crosta láctea está associada à produção excessiva de sebo, que se acumula na pele do recém nascido e que causa a formação de placas oleosas. Trata-se de uma situação benigna que aparece nos primeiros 4-5 meses, que não perturba o bebé e que tende a resolver-se espontaneamente.

As nossas avós aplicavam óleo de amêndoas doces para a remoção das crostas. De facto, a aplicação desses emolientes 20-30 minutos antes do banho, ajudam na fácil libertação das escamas durante e após o banho, nomeadamente com a utilização de uma escova macia e suave fazendo movimentos delicados no local para não irritar a pele do bebé.

Atualmente, existe um conjunto de cuidados específicos criados especialmente para facilitar a resolução da crosta láctea. A Mustela apresenta um creme e um champô sem sabão direcionado para esta condição. Deve aplicar-se o creme Cuidado Crosta Láctea e deixar atuar durante toda a noite, e, na manhã seguinte, lavar a zona de aplicação com o Champô Espuma Recém Nascido. Constituem a escolha ideal para os pais que procuram produtos de origem natural!

A marca Ducray apresenta também uma rotina anti crosta láctea constituída por dois passos: primeiro, utilizar o Dexyane Gel de Limpeza (usado apenas em bebés com idade superior a 3 meses) e seguidamente o Kelual Emulsão.

Não poderia deixar de falar da Uriage, uma marca tão conhecida, eficaz e adorada pelos pais usada nos 1º cuidados dos seus bebés. Utilizando as propriedades calmantes da água termal, desenvolveram o 1º Cuidado Crosta Láctea, um produto seguro e eficaz logo a partir do nascimento!

Numa altura em que cada vez mais se reconhecem os benefícios da regulação microbiótica na resolução da crosta láctea, faz todo o sentido apostar na gama Barral BabyProtect com os seus prebióticos dermatológicos no nosso adorado Champô Crosta Láctea.

Descomplicar e resolver questões que preocupam os pais dos nossos bebés é para nós um sentimento de missão cumprida!

Marina Afonso, Farmacêutica

Partilhar: