O seu carrinho está vazio

5 dicas para cuidar do seu coração

Sabia que as Doenças Cardiovasculares são a causa nº 1 de mortalidade? A prevalência mundial da hipertensão é cada vez maior e quase metade das pessoas com hipertensão não está controlada.

O coração é um músculo que precisa de oxigénio e nutrientes para funcionar bem. De um modo geral, o sistema circulatório tem a função de enriquecer o sangue em oxigénio e nutrientes para que estes sejam distribuídos pelo nosso corpo e também de remover os produtos residuais, como é o caso do dióxido de carbono e outros gases. Assim sendo, o coração apresenta a função de bombear o sangue para todo o corpo e os nossos vasos sanguíneos conduzem-no.

Ao número de vezes que o coração bate num minuto chamamos de frequência cardíaca, ou pulso. Esta aumenta quando o nosso corpo precisa de uma maior quantidade de oxigénio, como por exemplo quando fazemos exercício físico, ou então diminui quando precisa de menos, como quando estamos em repouso. A pressão arterial é a força que o sangue exerce nos vasos sanguíneos, pelo que a hipertensão arterial significa uma pressão sanguínea elevada.

Associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, existem fatores de risco que podem ser não modificáveis, como é o caso da história familiar, e outros fatores como o exercício físico e a obesidade que já podem ser modificáveis. No entanto, ter um fator de risco não significa obrigatoriamente que vá desenvolver uma doença cardiovascular. Quanto maior o número de fatores de risco, maior a probabilidade de vir a desenvolver. Devemos, então, ter cuidados diários de forma a corrigir fatores de risco cardiovasculares tais como: uma alimentação saudável, fazer exercício físico, cessação tabágica e ter um peso corporal adequado.

O que significa então uma alimentação saudável? Deve optar por uma alimentação rica em algumas gorduras (como as do peixe, óleos vegetais e frutos secos), com alto teor de frutas, vegetais e fibras. Quanto ao modo de cozinhar, a melhor opção é cozer a vapor ou grelhar os alimentos. Não se esqueça que deve consumir até um máximo de 5g de sal por dia.

Tornar-se ativo não é impossível! Comece por estabelecer pequenas metas, adequadas ao seu ritmo de vida e, posteriormente, aumentar gradualmente o objetivo diário. A boa notícia é que fazer exercício físico efetivamente reduz o risco cardiovascular!

De forma a proteger os nossos vasos sanguíneos e também o coração, e sendo a hipertensão arterial uma doença silenciosa, isto é, sem sinais e sintomas, é necessário fazer uma monitorização da doença. A pressão arterial oscila ao longo do dia, alterando com a alimentação, exercício físico, stress e medicação. Neste sentido, é importante complementar com a medição da pressão arterial em casa para que haja uma avaliação do perfil tensional mais precisa e fidedigna.

Na farmácia estão disponíveis dispositivos para a monitorização da pressão arterial no domicílio. A Veroval® apresenta aparelhos com grande precisão e de fácil utilização. Estes têm um sistema semáforo para indicar se os valores se encontram dentro dos valores saudáveis e ainda detetam se o tensiómetro se encontra posicionado à altura do coração. A Pic Solution® tem o tensiómetro Easy Rapid que apresenta um sistema de 3 botões para uma leitura rápida, fácil, precisa e confortável dos seus valores da pressão arterial e frequência cardíaca. Não podia deixar de falar da Omron®, uma marca privilegiada no que diz respeito a doenças cardiovasculares, que ainda apresenta vários dispositivos com um sensor de movimento e está associado a uma aplicação que pode instalar no seu telemóvel para um registo fácil, monitorização dos seus valores e avaliação do seu progresso.

Como deve fazer a medição da pressão arterial?

1. Sente-se confortavelmente num local silencioso e descanse 5 minutos antes de fazer a medição;

2. O tamanho da braçadeira deve estar adequado ao seu braço para que a leitura não seja imprecisa;

3. A braçadeira deve estar posicionada ao nível do coração e o braço deve estar repousado sobre uma mesa;

4. Faça três medições. A pressão arterial deve ser registada como a média das duas últimas medições intervaladas por 1 a 2 minutos.

5 dicas a reter: não fumar, ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo, manter um peso corporal adequado e ter níveis normais de pressão arterial, glicose e colesterol sanguíneos. Seja responsável!

Inês Santos, Farmacêutica

Partilhar: